Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Enferrujado

Lathrotriccus euleri
Fam.: Tyrannidae
 Enferrujado  (Lathrotriccus euleri)
10/12/2009. Hotel Remanso da Serra, Guaramiranga-CE.
Figura 1. Na Reserva Mãe-da-Lua, eu registrei Lathrotriccus euleri pela primeira vez em 2009 (gravação) durante a estação das chuvas no alto da serra. Depois encontrei a espécie também em Caatinga secundária.

Vi Lathrotriccus euleri também na serra úmida de Baturité e no município de Parambu, na RPPN "Olho-d'água-do-urucu" (fig. 2).

Início da página

 Enferrujado  (Lathrotriccus euleri)
04/02/2010. Reserva "Olho-d'água-do-urucu", Parambu-CE.
Figura 2. Foto feita com flash. A mandibula inferior é de cor laranja e a mandibula superior (fig. 1) é oscura (Farnsworth and Langham 2004a, p. 354).

Na RPPN "Olho-d'água-do-urucu", observei um par de Lathrotriccus euleri (um deles mostrado na foto) em fevereiro de 2010. O hábitat era uma pequena área, de meio hectare no máximo, com árvores relativamente altas nas imediações de uma nascente. Este minúsculo trecho de mata de galeria era rodeado de Caatinga secundária, em uma das mais secas regiões do Ceará com precipitações anuais de menos de 550 mm (Atlas do Ceará 1997).

Nesta local, eu ouvi a vocalização característica da espécie muitas vezes, durante o "coro do amanhecer" e também depois. Provavelmente, o casal estava reproduzindo ali.

Início da página