Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Golinho, brejal

Sporophila albogularis
Fam.: Thraupidae
Brejal (Sporophila albogularis)
06/04/2006. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 1. O golinho é um pássaro de áreas abertas com arbustos e grama. No nordeste, é uma das aves de gaiola as mais apreciadas e, por isso, tornou-se raro em muitas regiões. No entanto, na Fazenda Canaã em Pentecoste, a situação era diferente. Anos antes eu comprar esta propriedade em 2001, a captura de pássaros já tinha sido proibida pelo proprietário anterior. Eu continuei com esta medida de proteção, e o resultado foi que o golinho virou muito comum na Fazenda. Vendi a propriedade em 2006 e não sei como está a situação dos golinhos agora.

A espécies é monotípica e endêmica do Nordeste.

Início da página

Brejal (Sporophila albogularis)
14/11/2005. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 2. Golinho macho, apanhando sementes na frente da minha tocaia de fotografar, a 2-3 metros de distância da minha câmera.

A ave tem uma pequena área branca loral ou infraloral e uma área branca supraloral ainda menor. Estes detalhes da plumagem são características da espécie. Os outros machos que fotografei, e a plancha 108/7 em Ridgely and Tudor 2009, mostram o mesmo padrão.

No nordeste, o golinho macho é inconfundível. Porém as fêmeas parecem com as fêmeas do bigodinho Sporophila lineola, que também ocorre aqui.

Início da página

Brejal (Sporophila albogularis)
15/10/2008. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 3. Sem dúvida, o golinho na direita é macho. Mas não tenho certeza se o pássaro à esquerda é uma fêmea adulta ou um imaturo masculino ou feminino.

Início da página