Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Arapaçu-verde

Sittasomus griseicapillus
Fam.: Furnariidae
 Arapaçu-verde  (Sittasomus griseicapillus)
28/06/2010. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 1. O arapaçu-verde na foto está levantando voo, e na figura 2, ele já está no ar. Sua cabeça está virada e um pouco desfocada; no entanto, a imagem mostra nitidamente a coloração da plumagem das costas, das asas e das retrizes (detalhes na figura 3).

Hábitat e abundância: Na Caatinga arbórea secundária da Reserva Mãe-da-Lua, o arapaçu-verde é uma espécie muito comum.

Taxonomia: Atualmente, 15 subespécies são reconhecidas. A raça local seria reiseri, endêmica do nordeste brasileiro. Alguns autores propõem reconhecer reiseri como plena espécie, principalmente por causa das vocalizações e da coloração da plumagem (Marantz et al. 2003, Minns et al. 2010).

Início da página

Arapaçu-verde (Sittasomus griseicapillus)
28/06/2010. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 2. Tirei esta foto em menos de um segundo depois da foto da figura 1. Parece que o arapaçu, para levantar voo, sai da árvore com um pulo para trás e passa o primeiro instante com a barriga virada para cima.

Início da página

 Arapaçu-verde  (Sittasomus griseicapillus)
28/06/2010. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 3. Vista parcial, aumentada, da figura 1, para ilustrar a coloração das asas.

Segundo Ridgely & Tudor 2009, p. 316, e Marantz et al. 2003, p. 406, as asas do arapaçu-verde do nordeste (Sittasomus griseicapillus reiseri) são inteiramente ferrugíneas; contudo, pelo menos o indivíduo da foto tem algumas primárias com pontas escuras (o que concorda com a prancha 31/9 do HBW 8).

Início da página