Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Frango-d'água-azul

Porphyrio martinicus
Fam.: Rallidae
American Purple Gallinule (Porphyrio martinicus)
06/04/2006. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 1. A galinha d'água azul é uma das aves aquáticas as mais comuns do Nordeste brasileiro. Na época chuvosa, desde que chove o suficiente, Porphyrio martinicus nidifica na vegetação ao redor dos açudes e lagoas na Caatinga.

A espécie é monotípica e tem uma ampla área de ocorrência, da Argentina até a América do Norte, incluindo todo o Brasil.

Migração: Na estação seca, a maioria dos corpos de água na Caatinga secam, e muitas aves aquáticas deixam a região. A galinha d'água azul também migra, porém, não achei informação detalhada sobre o seu destino.

Conservação: Porphyrio martinicus é procurada pelos caçadores, e no largo prazo, caça excessiva poderia ameaçar a espécie. Do outro lado, parece que pelo menos no interior do Ceará, o hábitat, em grande parte criado pelo homen, não está em perigo.

Há mais informação sobre Porphyrio martinicus em Taylor 1998.

Início da página

Frango d'agua azul  sonogram
23/03/2008. no anoitecer. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Som h1277. Vocalizações da galinha d'água azul, gravados perto de um açude. O espectrograma mostra um canto iniciado por uma ave que voou de um lado do açude para o lado oposto, aparentemente para encontrar outra galinha d'água. Não é claro se a última parte da vocalização é do mesmo indivíduo, ou da ave do outro lado. Veja também h1270 abaixo.

Em seguido, começando 11 segundos depois do início da gravação, há mais um canto parecido (não mostrado no espectrograma), provavelmente de outro indivíduo. No final, este canto se mistura com vocalizações do mergulhão-pequeno Tachybaptus dominicus.

Também muitos sons de rãs e insetos.

Início da página

23/03/2008, at dusk. Reserva Mãe-da-Lua.
Som h1270. No mesmo local que h1277, alguns minutos mais tarde. De novo, uma galinha d'água azul vocaliza enquanto voa sobre o açude. Parece que as notas de altura alternando, na segunda parte da vocalização, são de outro indivíduo.

Início da página

27/03/2008. Reserva Mãe-da-Lua.
Som h1276. No fim da tarde, na beira do um açude. A ave não foi avistada.

Para eliminar os sons dos insetos, a gravação foi filtrada (passa-faixa 100-5500 Hz).

Início da página