Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Corrupião, sofrê

Icterus jamacaii
Fam.: Icteridae
Corrupião (Icterus jamacaii)
07/11/2010. Beira do Rio Parnaíba, Piauí/Maranhão, na altura de Floriano.
Figura 1. A espécie é monotípico e endêmico do Nordeste Brasileiro.

O ornitólogo Helmut Sick considerou Icterus jamacaii "... uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente" (Sick 1997, p. 796).

Ocorrência na RPPN Mãe-da-Lua: Eu registrei o corrupião sómente uma vez na nossa reserva. Provavelmente, não temos fruteiras em quantidade suficiente para atrair esta ave. Porém, vi o corrupião em várias fazendas vizinhas, onde há mais alimentos para ele.

Nidificação: Em lugar de constriuir seu próprio ninho, Icterus jamacaii costuma ocupar ninhos de outras espécies (Sick 1997, Jaramillo and Burke 1999). Contudo, há também um relatório de construção de ninho próprio (Anita Studer, citado em Sick 1997, p. 790). Quando observei o Icterus jamacaii da photo, ele estava concertando um ninho (figura 2), porém, não sei dizer se este ninho foi originalmente obra alheia. Uma parte do ninho pode ser visto na foto (lado direito). Talvez, era de um bem-te-ví.

Conservação: Em algumas partes do Nordeste, o corrupião é ainda bastante comum, e eu vi ele frequentemente nos arredores de Floriano-PI. No entanto, em muitas outras áreas, a espécie fica rara ou localmente extinta.

Por exemplo, segundo relatos dos vizinhos, houve antigamente muitos corrupiões na mata ciliar do Rio Caxitoré (à dois km da reserva). Porém, nos últimos anos, esta linda ave quase já não se vê lá. Ouvi duas explicações para este rápido declínio: a captura para o comércio, e vandalismo das crianças, que usaram o corrupião como alvo durante suas frequentes exercícios com baladeiras.

Início da página

Corrupião (Icterus jamacaii)
07/11/2010. Beira do Rio Parnaíba, Piauí/Maranhão, na altura de Floriano.
Figura 2. O mesmo corrupião (sofrê) que na foto acima, carregando no bico material para o ninho.

Início da página

Corrupião (Icterus jamacaii)
07/11/2010. Jardim do Hotel "Alto da Serra", Guaramiranga, Ceará.
Figura 3. Az vezes, o corrupião (sofrê) pode ser observado voando de um jeito estranho, devagar, com cabeça e rabo orientado para baixo, como mostrado na foto. Deve ser um tipo de comportamento cerimonial (display behaviour), e, se lembro corretamente, a ave também canta durante a presentação.

Início da página