Veadinho
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Cachorros: um perigo
para os animais silvestres

Por Hermann Redies, 24/10/2021
Na Reserva Mãe-da-Lua (RPPN), em Itapajé-CE, temos sérios problemas com cachorros domésticos que entram no nosso terreno, geralmente a noite. Alguns destes cachorros acompanham caçadores. Outros cachorros entram sem o dono e, muitas vezes, caçam por conta própria. Parece que a maior parte dos cachorros é das casas da vizinhança.

Este ano, já achei os restos de um jovem caititu (Pecari tajacu) na trilha que foi, aparentemente, vítima de cachorros. Também, em setembro, vi de perto dois cachorros perseguindo um pequeno grupo de caititus. Parece que algums animais silvestres abandonam a Reserva agora por medo dos cães. Na planície da Reserva, não notei mais nem veados nem gatos-do-mato (Leopardus emiliae, Herpailurus yagouaroundi). Os caçadores agradecem, já que é mais facil pegar os bichos fora da Reserva.

Eu queria dizer aos nossos amigos que trabalham para proteger cães e gatos: Parabens pela sua luta. Mas, por favor, não esqueçam que os animais nativas da Caatinga também querem viver. E, por favor, entendam que em uma reserva ambiental, a fauna e flora nativa têm prioridade.

Cachorros vagantes na Reserva
11/01/2021. Um grupo de cachorros vagantes na Reserva Mãe-da-Lua. Foto por câmara automática.
Não podemos permitir que cachorros vagantes persigam, matem e/ou afugentem os animais silvestres da nossa RPPN. O certo seria que os donos dos cachorros mantivessem os seus animais confinados. Se isso não acontecer, a fiscalização terá que retirar os cães da Reserva, de uma maneira ou de outra. Nesta tarefa, o ICMBio deveria ajudar (Decreto 5.746 de Abril de 2006, Art. 25). ICMBio? Olá!

Cães não são a única praga nas reservas. Na Mãe-da-Lua, temos também grandes problemas com cabras e porcos que destroem a vegetação. Em outras reservas, gatos acabam com os aves silvestres e jumentos se alimentam da flora protegida por lei.

Proposta para as reservas federais, inclusive RPPNs: O ICMBio deve criar equipes especializadas em retirar animais domésticos nas UCs. Estas equipes deveriam ser devidamente equipadas (gaiolas grandes, transporte apropriado, armadilhas, etc.). Precisa-se também de locais para temporariamente guardar os animais apreendidos. ICMBio? Olá!

As polícias rodoviárias têm caminhões etc. para apreender animais vagantes nas estradas. O propósito é de evitar acidentes de trafego. Talvez, seria até possível fazer inicialmente uma parceria com a PRF, já que as facilidades necessárias (transporte, depósito etc.) são quase as mesmas.

Início da página