Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Guaracava-modesta

Sublegatus modestus
Fam.: Tyrannidae
No Ceará, eu vi esta espécie sómente em duas ocasiões: A primeira vez foi em uma área com árvores esparsas e capim alto na Fazenda Canaã em Pentecoste (Som h602 abaixo).

A outra vez, em 2016, encontrei um pequeno bande destes passarinhos na Reserva Mãe-da-Lua, na Caatinga arbórea secundária da planície da reserva. Infelizmente, nesta última ocasião, eu não tinha nem máquina fotográfica nem gravadora comigo.

Com base na localização, a subespécie é provavelmente o taxon nominal Sublegatus modestus modestus.

Guaracava-modesta sonogram
05/11/2010. Floriano-PI.
Som h1380. Série de chamadas da guaracava-modesta. O espectrograma mostra chamadas de dois tipos diferentes, que estão alternando na série. Uma gravação parecida de Glauco Pereira (07/02/2006, Pernambuco) em Minns et al. 2010 é qualificada de canto do amanhecer.

Início da página

03/02/2009. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Som h602. Vocalizações de Sublegatus modestus, gravadas em uma área agricultural na Caatinga. A ave não foi bem vista, e a identificação não está 100% seguro.

O registro está fora da área do ocorrência da guaracava-modesta, segundo os mapas de distribuição de Ridgely and Tudor 2009. Contudo, as minhas observações são compatíveis com o mapa dos registros do wikiaves.

Início da página