Pleroma heteromalla
Associação
Mãe-da-Lua
Início
Contato
Aves
Mamíferos
Flora

Jacupemba
Penelope superciliaris
Rusty-margined Guan
Família: Cracidae

A subespécie local é P. superciliaris jacupemba.

Referências: Blake 1977

Sinónimos: Penelope superciliarisTEMMINCK 1815;  Penelope jacupembaSPIX 1825

Jacupemba (Penelope superciliaris)
03/08/2008; RPPN Mãe-da-Lua, Itapajé, Ceará, Brasil. Lente 300 mm f2.8.

Figura 1. Foto feita ao amanhecer, de uma tocaia, num ambiente com pouca luz, sem usar flash. Tempo de exposição 1/9 sec (!), f/2.8, ISO 800.

Provavelmente, a ave na foto tinha só alguns meses de idade. A vi junto com duas jacucacas adultas no olho d'água. As jacucacas fizeram várias tentativas de afugentar a ave jovem, porém esta resistiu e continuou na companhia das jacucacas.

Segundo a literatura, as coberteiras superiores da asa de P. superciliaris, e suas secundárias, tem bordas ferrugíneas bem distintas (Blake 1977, Sick 1997, Mata et al. 2006). Em comparação com a subespécie nominal, esta cor ferrugínea das penas das asas seria mais pálida na subespécie jacupemba (Blake 1977). No entanto, o indivíduo na foto têm penas com margens mais ou menos brancas, com só um pouco ferrugíneo em alguns pontos (quase não visível na foto).

Até agora, não tenho informação sobre a aparência normal da jacupemba na nossa região. Porém, parece que há alguma variabilidade. Por exemplo, vi fotos da jacupemba do Piauí com sobrancelha ferrugínea, e não branca. Não tenho certeza se a ave da foto é típica para a população local. O branco das asas poderia também ser uma aberração de cor.

Sobre aberrações de cor na plumagem de outras espécies de Cracidae, veja Teixeira and Sick 1998.

Início da página