Pleroma heteromalla
Associação
Mãe-da-Lua
Início
Contato
Aves
Mamíferos
Flora

Pai-Luiz
Neocrex erythrops
Paint-billed Crake
Família: Rallidae

Subspecies local: Neocrex erythrops olivascens, distribuída em vários paises sul-americanos, no Brasil oriental, e em outras partes do Brasil.

Sinónimos: Porzana erythropsSLATER 1867;  Neocrex erythrops olivascensCHUBB 1917

Pai-Luiz (Neocrex erythrops)
11/03/2009; Serrote-do-meio, Itapajé, Ceará, Brasil. Lente 300 mm f2.8.

Figura 1. Foto feita em luz fraca, ISO 800, tempo de exposição 1/125s, 2.8f.

Achamos este Neocrex erythrops na redondeza da RPPN Mãe-da-Lua, em Caatinga secundária, muito degradada. Para atrair a ave, usei playbacks de gravações de N. erythrops da Venezuela ou do Peru (CD "Birds of Brasil" de P. Boesman).

A ave apareceu logo depois do primeiro playback. Aproximou-se da minha tocaia, porém ficou na sombra, e não parou de se deslocar, de um canto para outro, quase sempre na cobertura da vegetação. Ficou difícil fazer uma foto boa.

O Pai-Luiz é bem conhecido na comunidade dos agricultores da região, porque ele gosta de nidificar no mato que cresce em roças negligênciadas. Quando os trabalhadores finalmente vêm para tirar o mato, eles encontram, as vezes, esta ave, ou seu ninho. Não consegui descobrir qual é a origem do nome "Pai-Luiz".

Muito obrigado a Raimundo Lino da Silva Filho ("Raimundinho"), quem ajudou na procura do Pai-Luiz durante várias semanas. Finalmente, notou a ave perto da própria casa. Obrigado também a Dan Lane, quem ajudou com as gravações para o playback.

Início da página
Pai-Luiz (Neocrex erythrops)
12/03/2009; Serrote-do-meio, Itapajé, Ceará, Brasil. Lente 300 mm f2.8.

Figura 2. Quando Neocrex erythrops anda, ele tenta ficar na cobertura da vegetação. O indivíduo na foto parece se abaixar, para ser menos visível. Os movimentos desta ave no chão podem lembrar a ratos.

O super-site chinês "baike.baidu.com" fez copias piratas de várias fotos da minha autoria, por exemplo desta aqui. No início, eu tinha minha notícia de copyright na margem superior da foto. "baike.baidu.com" simplesmente cortou esta parte, e agora, consta em baixo da página: "(c) 2010 Baidu". Veja aqui.

Início da página
Pai-Luiz (Neocrex erythrops)
12/03/2009; Serrote-do-meio, Itapajé, Ceará, Brasil. Lente 300 mm f2.8.

Figura 3. O lado inferor do rabo e da barriga de Neocrex erythrops é barrado, preto e branco. Nisso, a espécie difere de Neocrex columbiana, uma espécie da Columbia muito parecida. Veja Mata et al. 2006.

Início da página