Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Gato-mourisco, gato-vermelho, gato-azul

Herpailurus yagouaroundi
Fam.: Felidae
Gato-mourisco (Puma yagouaroundi)
29/10/2015. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. Câmera de trilha Moultrie.
Figura 1. Esta foto foi batida por uma câmera de trilha (câmera automâtica) na beira de um dos açudes da reserva. Eu suponho que os dois gatos são mãe e filho. Na foto, parecem onças grandes e perigosas, más a aparência engana. Não são muito maiores que um gato doméstico.

Início da página

Gato-mourisco (Puma yagouaroundi)
31/10/2014. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. Câmera de trilha Moultrie.
Figura 2. Na nossa região, o gato-mourisco pode ser ou roxo (figura 1) ou vermelho (esta foto). A variante vermelha do gato-mourisco é parecido com a suçuarana (onça-parda, onça-vermelha), porém, é muito menor. O gato na foto pesa talvez 3-5 kg. Uma suçuarana pesa entre 24 e 50 kg (Eisenberg and Redford 1999, p. 303).

Início da página

No Ceará, o gato-mourisco é provavelmente o felino o mais avistado.

Duas cores: Na mesma população, podem ocorrer animais vermelhos e outros roxos, e isso causa confusão. Assim, muitos sertanejos sabem das duas formas, más acreditam que sejam espécies diferentes: gato-vermelho e gato-roxo (ou gato-azul). Minhas tentativas de explicar o caso são geralmente em vão.

Na Reserva Mãe-da-Lua, registramos as duas formas, e em 2007 ou 2008, já vimos uma gata com três filhotes, dois deles roxos e um vermelho.

Filhotes de suçuarana: Em maio de 2017, dois gatos-mouriscos vermelhos, que tinham caído dentro de um poço na localidade Jorge em Itapajé, foram erradamente identificados como filhotes de suçuarana (onça-parda). Veja nosso blog.

Habitat: Eu encontrei este gato normalmente na planície, por exemplo, quando ele cruza uma trilha ou quando ele anda nas áreas semi-abertas ao redor dos açudes. Mas ele frequenta também a serra, como a figura 2 mostra.

Início da página